Tamanho do concorrente
Pelo tamanho do seu concorrente, não significa que você não pode ganhar dele novos mercados e clientes. O tamanho do concorrente não deve ser visto necessariamente por sua estrutura física e organizacional, mas pelo seu “conhecimento e know how”, e eles sabem disso.
Considere que o seu concorrente é aquela empresa ou profissional que atua na mesma região demográfica de vendas que a sua. E vê-lo apenas grande, com uma boa estrutura, e capital financeiro para girar o caixa, pode fazer parecer que sempre terão os melhores clientes, mas não é bem assim.
Mude o seu conceito e comece a pensar que: “é um descuido profissional achar que concorrentes grandes e estruturados sempre irão surfar mais”.
Conhecimento
Por experiência e cuidado, acredito que o correto é tratar qualquer concorrente, pequeno ou de grande estrutura, como mais especializados do que nós e nossos negócios – e não que o tamanho deles seja o único fator de estarem atrás ou na sua frente.
Desta forma, na dúvida se realmente eles sabem muito mais ou não que você no seu negócio, a ponto de desprezar sua atuação ou temermos ganhar suas contas, sempre esteja preocupado em “aprender mais” para não ficar defasado em relação a eles.
Aprender nem sempre significa destilar cultura e estrutura, mas dominar ferramentas que pensam em inovação. Isso mesmo, a inovação vende. Não é errado pensar que um bom capital de giro salve uma empresa de perder clientes e mercado, mas “conhecimento e know how” podem salvá-la sim.
Aquele “serumaninho” no quarto bagunçado, sem capital nem estrutura, venceu com seu conhecimento a gigante do mercado. Então sim! Analise o que de melhor outros profissionais estão fazendo e investindo, e não para atrapalhá-los, mas para melhorar os seus argumentos, produtos e serviços, e atendimento.
Estratégia
Um bom negócio deve mudar de estratégia várias vezes ao longo dos anos e, justamente, para estar um tempo na frente dos concorrentes, enquanto ainda existe o sonho de “acertar na veia”. Portanto, um concorrente deve ser visto como uma excelente estratégia de conhecimento para crescimento.
Inovação
O tamanho do concorrente não impede você de ganhar dele novos mercados e clientes se o teu “conhecimento e know how” for melhor e maior que o dele.
Invista em inovação, um site profissional, por exemplo, com ferramentas digitais para marketing digital e campanhas para enfrentar o seu concorrente no mercado online. Pense novo todos os dias, leia diariamente sobre novas tecnologias, recicle o seu conhecimento em sua área de atuação, potencialize seus processos de qualidade do produto e serviço.
Atualmente, as empresas do exterior que atuam em nossa área direta ou indiretamente é que são inovadoras. Delas vêm o que o mercado usará “ano que vem”. E mudanças digitais chegam todos os dias. Nossos clientes sabem antes. Com a gente vale a pena.
Leia também: O seu maior concorrente está na internet usando um site profissional