Skip to main content

Gerar leads e converter em vendas

Um lead é o contato de uma pessoa real com potencial para compra. É alguém que navegou no seu site e informou pelo menos um dado pessoal que o identifica, como uma conta de e-mail ou telefone.

Um internauta se expõe ao dono do site quando motivado por algo que pode obter grátis no site, como um e-book, um cupom de desconto, uma pré-inscrição ou até mesmo a criação de um login no site durante uma intenção de compra. Uma simples mensagem via o formulário de contato do site para esclarecer uma dúvida também é um lead.

Somente deixa de ser um internauta anônimo no seu site, alguém muito qualificado para fazer negócio com você. Porque está na sua audiência — é seu público-alvo, que ao sentir-se atraído por seus serviços ou produtos quando te encontrou na busca, numa campanha ADS,  o insight com sua marca acontece.

gerar leads e converter em vendas

Gerar leads e converter em vendas é uma estratégia de marketing digital que pode acontecer em apenas 3 etapas. Veja:

3 etapas para vender mais no digital

1. Site profissional

Ter um site profissional com SEO agrega valor à marca e gera leads orgânicos, mas mesmo um site super completo criado por um consultor SEO, que é a base forte do ADS e do Marketing Digital, sem as campanhas ADS ficará à deriva nesse “infomar” de informações.

2. Campanhas ADS

Para um grande aumento das visitas ao site e para gerar leads de forma crescente, as campanhas ADS são necessárias.

Apenas ter um site sem impulsioná-lo, não o posiciona diante do seu imenso público-alvo espalhado pelo Brasil. São as campanhas ADS que fazem seu site exibir para a sua grande audiência 24 horas por dia.

Ficar limitado apenas aos seguidores das redes sociais e aos resultados da busca orgânica local e regional, não é o suficiente, se você quer um site com vendas constantes de serviços ou um e-commerce para vendas diárias de seus produtos.

3. O seu atendimento

Além do site com SEO e campanhas ADS, você ainda precisará de um ótimo atendimento para converter os leads em vendas. Aqui está o segredo: um atendimento integrado e humanizado converte os leads em vendas. Sim! As vendas acontecem conforme as seguintes ações de marketing:

Respostas humanizadas

O atendimento via chat, telefone ou e-mail, devem ser  humanizados e rápidos. Termine a conversa que começaram, nunca deixe o lead esperando e sem resposta. Ajude-o com o tempo que for necessário. Negocie, ofereça mais descontos e vantagens, não perca a venda para os concorrentes!

Diferenciais de marketing

Os diferenciais de marketing nos serviços ou produtos devem estar bem definidos e transparentes, no site e nos anúncios. Por que o lead tem que pagar para você o mesmo preço ou um pouco mais caro que o seu concorrente? Justifique mostrando os seus diferenciais de marketing!

Preço competitivo

Os seus preços devem ser iguais ou menores do que seus concorrentes. Os diferenciais de marketing são um bom argumento para uma decisão de compra, mas ter o preço bom é inquestionável para o lead. Ofereça descontos e frete grátis para compras acima de um determinado valor, por exemplo.

Entrega rapidíssima

Estamos na era dos prazos de entrega rápidos. Isso é estar alinhado a uma política mercadológica eficiente. Você entrega rápido para uma pessoa ou empresa que também precisa oferecer soluções rápidas.

Rapidez não é se render a uma certa “ansiedade” do lead, mas satisfazer a necessidade sem que necessariamente tenham dito isso. Visão de futuro apenas.

Pós-venda impecável para recompra

O seu ótimo atendimento converteu o lead numa venda, ou seja, o lead comprou. Certifique-se que esteja satisfeito com a compra, que recebeu no prazo, que não há solicitações pendentes. Mantenha ele aquecido para novas compras!

Vem ver no carrossel