SEO de Performance
Para os melhores resultados na busca orgânica, que indexam gratuitamente as páginas do site — não necessariamente nas primeiras posições com palavras-chaves específicas, exceto com um bom SEO de Conteúdo, recomendamos também uma boa velocidade no carregamento das páginas. Nesse caso, o SEO de Performance é a grande sacada.
Otimização
Esse rápido tutorial, é para você que usa hospedagem compartilhada, e te ajudará na realização de uma boa configuração para reduzir a velocidade de carregamento de páginas, que no resultado do GTmetrix, ainda ultrapassem 3 segundos, já considerado muito lento. O ideal é que carreguem em até 2 segundos. Já atingimos 0,6s com esse tutorial.
Sobre plugins na versão free
No entanto, antes de começar, caso não esteja muito familiarizado com as ferramentas a seguir, pesquise antes para que as configurações sejam mais fáceis e sem erros, como:
- Alterar no banco de dados Mysql de InnoDB para MyISAM
- Ativar e configurar o free CDN Jetpack apenas para Imagens
- Configurar a CDN free CloudFlare com W3TC e Autoptimize para arquivos estáticos
- Ativar no <head> o Preconnect de servidores externos
- E sobre TTFB
Sobre hospedagens compartilhadas
Esse tutorial é para quem não pode investir em servidores de médio e alto custo, normalmente os compartilhados, e também por isso, precisem aliviar o consumo do host e aumentar o Score no mínimo para verde A/B.
Embora, nunca experimentamos problemas com esse tutorial, lembre-se de realizar backup antes de aplicar nossas dicas, pois envolve alterações no banco de dados do site.
SEO de Performance em 6 dicas
Antes de tudo, rode o GTmetrix e o PageSpeed Insights para saber qual o Score e a velocidade atual de carregamento do seu site WordPress, e depois das alterações, faça um Re-test em nova guia comparando o quanto melhorou.
1. Desative os plugins desnecessários e supérfluos. Analise no Gtmetrix na aba Waterfall quais atrasam muito
— Por exemplo, os plugins que apenas deixam o site muito interativo, mas atrasam o carregamento da página e o internauta nem usa
2. Altere o tipo de armazenamento para MyISAM naquelas tabelas maiores do MySql
— O tipo MyISAM é recomendado para selecionar a tabela e aplicar o Reparar em bancos menores e Otimizar
3. Ative o plugin Jetpack apenas para CDN das fotos e comece aliviar o uso da hospedagem
— Suba fotos com até 80% de qualidade e já no tamanho usado pelo tema. Com o Jatpack carregarão em CDN começando aliviar o host.
4. Ative Cloudflare com W3TC e Autoptimize para aliviar e muito o uso da hospedagem e ainda melhorar o score no mínimo para verde A/B
W3 Total Cache
— Apenas Page Cache (Disk:Enhanced), Minify (Manual e apenas para ativar Html com Line break removal – O minify do js e css faça no Autoptimize), Opcode Cache, Object Cache (se não tiver problemas no admin) e Browser Cache.
Cloudflare
— Ative o plugin Cloudflare e configure como extensão no W3TC
— Em Page Rules selecione no (seudominio.com.br/*) para Nível de Cache >> Cache Everything
— Em Caching no Browser Cache selecione para Expiration Respect Existing Headers, ao invés de 4 horas
Autoptimize
— Na aba Principal selecione o Html e o JS e Css apenas para otimizar e agregar
— Na aba Extra remova Fontes Google se não fizer questão e também remova Emojis e Variáveis da Url
5. Ative na <head> com um plugin confiável o Preconnect de domínios que carregam arquivos externos e para Google Fonts o Pre-Load
— Isso irá reduzir atrasos no carregamento de arquivos externos
6. Limpe totalmente o cache e teste novamente no GTmetrix e PageSpeed Insights após essas configurações
— Confira se diminuiu o TTFB e se o site passou a carregar em media até 3s ou menos
— Confira se aliviou o seu host. Provavelmente uma melhora considerável no carregamento das páginas aconteceu.
— Faça no mínimo um Re-Test
Gostou e precisa melhorar mais? Analise na aba Waterfall do GTmetrix qual arquivo ainda está atrasando o carregamento em mais de 2 segundos e desative o seu plugin correspondente se não for essencial. Sempre mantenha seu WP, o seu tema e seus plugins originais atualizados.
Nós também gostamos de aplicar Domínio Livre de Cookies e menos solicitações HTTP para arquivos estáticos js e css, além de outras técnicas que ajudam ainda mais. Mas começando por estas 6 dicas por enquanto irá perceber uma grande diferença na velocidade.
Esse tutorial é para ajudar você aumentar a velocidade de carregamento das páginas, seja um site institucional básico ou site profissional mais completo rodando em hospedagem compartilhada ou baratinha.